segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cães da PM encontram no ano 1,5 tonelada de drogas em favelas


Em dez meses, cães do BAC (Batalhão de Ações com Cães) da Polícia Militar localizaram 1,5 tonelada de drogas nas favelas do Rio. A quantidade de drogas apreendidas com auxílio dos cães, entre janeiro e outubro deste ano, já é 60% maior do que o total encontrado em 2011, quando os cães da polícia encontraram 935 kg de drogas.
— As apreensões são resultados do treinamento intensivo. Saímos de um ano muito bom e, neste ano, os números já são bem maiores. Apenas em uma ação no Jacarezinho, na última terça-feira (16), os policiais do BAC encontraram 55 kg de maconha, além de munições de fuzil e pistola.
No Jacarezinho e em Manguinhos, cachorros como os labradores Boss e Beethoven ajudam no rastreamento de materiais ilegais diariamente. Até a implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), patrulhas do Batalhão com Cães irão circular pelas comunidades.
Nesta sexta-feira (19), a cadela Brita encontrou maconha e cocaína durante a operação de ocupação do complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio.
De acordo com a Polícia Militar, foram 889 porções de maconha e 180 de cocaína, que estavam em uma localidade conhecida como campo do Abóbora, no Jacarezinho.
Após ocupar definitivamente a favela do Jacarezinho na manhã da última terça-feira (16), substituindo os policiais civis, homens do Bope começaram a revistar terrenos, lajes de casas, caixas d’água e qualquer outro ponto da favela onde possam encontrar esconderijos de drogas e armas. Eles contam com a ajuda de cães farejadores.
Os policiais militares também entraram na comunidade com retroescavadeiras para retirar possíveis obstáculos instalados nas ruas e vielas por traficantes para impedir a entrada da polícia.
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o Bope vai preparar a área — conhecida por abrigar a maior cracolândia do Rio — para a chegada da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em janeiro de 2013.
O secretário voltou a dizer que as forças de segurança estudam a ocupação da favela do Rato Molhado, vizinha ao Jacarezinho e ao Complexo de Manguinhos. A comunidade, dominada pela mesma facção que controlava o tráfico na região, é um dos prováveis esconderijos dos criminosos que fugiram nos últimos dias por causa da ocupação policial.
— Essas comunidades [Rato Molhado e favelas próximas] estão também dentro do projeto, mas teremos que fazer isso lá num segundo momento.
 Beltrame, no entanto, não confirmou que o Complexo da Maré, zona norte, será o próximo alvo da pacificação.
— Com as ações já desenvolvidas, fica muito fácil para as pessoas identificarem onde serão as próximas. Eu acho que, por eliminação, na medida que a gente vai ocupando, é fácil [sobre a Maré ser a próxima a receber uma UPP]. Eles não estão excluídos, mas a gente tem que trabalhar com responsabilidade.

Batalhão de Ações com Cães apreende maconha e cocaína no Jacarezinho


Policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam, nesta sexta-feira, 889 trouxinhas de maconha e 180 papelotes de cocaína na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte. O material foi encontrado pela cadela Brita na localidade conhecida como Campo do Abóbora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário