segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bope reforça a segurança em sete bairros próximos a Manguinhos e Jacarezinho


Após a ocupação do Complexo de Manguinhos e da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, pelas forças de segurança do Estado no último domingo (14), sete bairros próximos às duas comunidades receberam patrulhamento de policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).  Cerca de 70 agentes da tropa de elite da Policia Militar, que atuam no Jacarezinho, também farão rondas, com o apoio de policiais dos batalhões do Méier (3° BPM), de Rocha Miranda (9°BPM) e da Maré (22° BPM).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o objetivo é formar um cinturão de segurança num raio de dois quilômetros a partir das áreas ocupadas, intensificando o policiamento no Méier, Lins de Vasconcelos, Cachambi, Maria da Graça, Bonsucesso, Madureira e Higienópolis. O cinturão é mais uma forma de combater a maior cracolândia da cidade  formada por Manguinhos e Jacarezinho.

Comunidades ainda não pacificadas, como Arará, em Benfica, Barreira do Vasco, em São Cristóvão, e o Complexo da Maré, todas na zona norte, também receberão atenção especial e podem, inclusive, receber operações da tropa de elite da Polícia Militar.
Com o policiamento nesses bairros, vias importantes da cidade, como as avenidas Leopoldo Bulhões e Dom Hélder Câmara deverão ficar mais seguras, segundo o major Ivan Blaz, relações públicas do Bope.
— O Bope terá a oportunidade de reforçar o policiamento nas localidades próximas a Manguinhos e Jacarezinho. Vamos emanar uma aura de segurança para a população da zona norte e também proporcionar a liberação de vias por onde o carioca tinha medo de passar, como as avenidas Leopoldo Bulhões e Dom Hélder Câmara.
Ainda segundo major Blaz, as comunidades da Serrinha e Cajueiro, em Madureira, e Juramento, em Vicente de Carvalho, na zona norte, devem receber o mesmo patrulhamento ostensivo futuramente.
Mais de 500 denúncias
O Disque-Denúncia recebeu 574 denúncias, entre domingo (14) e quarta-feira (17), sobre as comunidades de Jacarezinho, Manguinhos, Mandela e Varginha, na zona norte do Rio de Janeiro. As favelas foram ocupadas pelas forças de segurança para a instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), previstas para janeiro de 2013.
Quem tiver informações sobre criminosos, esconderijos e locais onde possam estar guardadas armas, drogas, objetos roubados e outros produtos ilegais, devem ligar para (0xx21) 2253-1177 ou para o 190 da Polícia Militar. O anonimato é garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário