sábado, 14 de maio de 2011

VOCÊ QUER FAZER SEGURANÇA NO METRÔ


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, disse nesta sexta-feira (13) que é possível que a corporação trabalhe diretamente com os agentes do metrô para reforçar a segurança nas estações. Na quarta-feira (12), um grupo de sete bandidos promoveu um arrastão na estação Estácio, na zona norte, e assaltou pelo menos 15 pessoas. Segundo nota divulgada pela empresa, os criminosos embarcaram na Central do Brasil e, após o fechamento das portas na estação Praça Onze, anunciaram o assalto.

- É possível que a PM trabalhe diretamente com a segurança do metrô nas estações, após analisadas as questões legais.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que vai propor um plano para a concessionária a fim de evitar novos assaltos. Segundo ele, a secretaria vai propor à empresa a aderir ao Proes (programa que consiste na venda de folgas de policiais militares, que estarão à disposição da secretaria nas horas vagas, para reforçar o efetivo em locais públicos).

- Vamos ver a possibilidade de fazer, junto com a empresa, um plano de contingência para o metrô, e também estou propondo a possibilidade da concessionária aderir ao Proes, programa de venda de folgas de policiais. A secretaria se colocou à disposição do metrô para ajudar nas investigações e a evitar que este tipo de crime ocorra novamente.

De acordo com o coronel Mário Sérgio Duarte, a gratificação dos agentes inseridos no Proes já foi definida.

- Cada praça que estiver no Proes receberá cerca de R$ 150 por oito horas de trabalho.

Apesar de uma funcionária de uma casa lotérica, localizada dentro da estação Estácio, que não quis se identificar, dizer à reportagem do R7 que esta não foi a primeira vez que houve assalto no metrô, o secretário Beltrame disse que este tipo de ocorrência nunca chegou ao conhecimento da secretaria de Segurança Pública.

- Eu nunca recebi antes nenhum tipo de informação sobre ocorrência de assalto no metrô.

O coronel Mário Sérgio também informou que esta foi a primeira ocorrência de assalto no metrô que a PM ficou sabendo.

- Esta foi a primeira vez que aquilo aconteceu. Agora, precisamos estabelecer uma série de protocolos de mobilização da Polícia Militar para garantir a segurança da população.

O secretário Beltrame e o coronel Mário Sérgio Duarte participaram na manhã desta sexta da solenidade de entrega dos Espadins de Tiradentes aos novos alunos oficiais PM da Academia de Polícia Militar D. João 6º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário