terça-feira, 16 de novembro de 2010

‘Big Brother’ para veículos

Chips de identificação começam a ser instalados na frota em 2011 e serão obrigatórios em 2014

Rio - Até novembro do ano que vem, automóveis, motos, ônibus e caminhões de todo o Brasil passarão a receber um chip com todas as informações sobre o veículo. O uso da etiqueta eletrônica (TAG) será obrigatório a partir de 2014. Os veículos que forem flagrados sem o equipamento serão multados em R$ 127,69 e os motoristas perderão cinco pontos na carteira.

O sistema, considerado uma espécie de ‘Big Brother’ da frota brasileira, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vai ajudar a inibir roubos e furtos de veículos, além de ajudar na gestão do tráfego. As informações armazenadas nos chips — placas, número do chassi, Renavan, IPVA, multas e vistorias em atraso — serão captadas por antenas. Os dados serão repassados automaticamente para os Detrans. As polícias também poderão ter acesso às informações, mas ainda não foi definido como isso vai ocorrer.

Denominado Sistema Nacional de Identificação de Automóveis (Siniav) a resolução prevê a instalação dos chips nos 43 milhões de veículos da frota brasileira. O sistema utiliza radiofrequência e é semelhante aos já utilizados por cidades e estradas de todo o mundo para a cobrança de pedágios. O Brasil é o primeiro país a obrigar o uso do chip em todos os veículos.

Nos Estados Unidos, a intenção do governo de implantar as etiquetas eletrônicas causou polêmica. Opositores do sistema acusaram que a tecnologia de chips oferece riscos à privacidade dos donos dos veículos.

As etiquetas serão fixadas no lado interno do pára-brisa dos veículos e em local ainda não definido nas motocicletas. Nas ruas e estradas serão instaladas antenas para captar as informações dos chips, a uma distância mínima de cinco metros. Cada Detran terá uma central, que vai processar as informações recebidas e cruzará com dados nacionais sobre licenciamento, roubo e furto de veículos. Apenas carros bélicos, de uso militar estarão livres dos chips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário