Durante anos temidos por moradores de favelas, que, no passado, viam bandidos e, no presente, ainda veem os policiais desfilarem fortemente armados, os fuzis deverão ser retirados do policiamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), possivelmente ainda este ano. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltame, ontem, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana.
Ao lado do governador, com quem inaugurou uma quadra de esportes, Beltrame disse que as comunidades que receberam UPPs antes devem ser as primeiras:
— O Santa Marta deve ser a primeira, mas não imediatamente. Os bandidos deixando de usar estas armas, também não precisaremos mais usá-las.
Inicialmente, explicou o secretário, serão introduzidas armas de menor calibre, como as carabinas, que devem chegar dentro de um mês e meio. O foco do policiamento, porém, será nas armas não-letais, a exemplo dos sprays de pimenta e armas de choque já empregados.
A obra, tocada pela Empresa de Obras Públicas (Emop), era uma reivindicação antiga da comunidade e havia ficado pronta em abril, no mesmo dia em que deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de abril destruíram parcialmente o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário