O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado para combater a criminalidade no País, é um dos programas da União de maior sucesso, pois além de outros ítens, conta com o Bolsa Formação, que serve (ou servia) DE INCENTIVO para o profissional que trabalha na linha de frente em combate a criminalidade;
Tudo transcorria muito bem, até a Presidenta anunciar cortes e reajuste. Pronto, dava-se início à contagem regressiva para o processo de extinção do Bicho-Bolsa Formação, e consequentemente à capacitação de milhares de Policiais e profissionais de Segurança dos Estados da federação.
O Bolsa-Formação que servia como estímulos para os profissionais estudarem e atuarem junto às comunidades. Policiais civis e militares, bombeiros, peritos e agentes penitenciários de baixa renda terão acesso a uma bolsa de até R$ 443,00. Para ter direito ao benefício, o policial terá que participar e ser aprovado em cursos de capacitação promovidos, credenciados ou reconhecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Entretanto, isso que estava dando certo, passou a ser um verdadeiro problema, pois policiais que passaram a usufruir do programa, agora foram deixados a ver navios, isto porque, os NOVOS CRISTÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO DO BOLSA FORMAÇÃO tem tido caráter mais exclusivo que inclusivo.
O resultado disso é percebido nos cursos do SENASP, que estgão tendo grande número de desistência, pois os Policiais civis e militares, bombeiros, peritos e agentes penitenciários de baixa renda, estão tendo que procurar outro meio de complementar o ordenado, que como todos já sabem, é de péssima classificação.
Ponto Negativo para esta atitude do Governo Dilma no início de sua administração, pois sem segurança, ou profissionais que não podem se dedicar ou aperfeiçoar como a sociedade merece e precisa, a União deixa de ganhar, até porque estamos às vésperas de dois eventos de nível internacional (Olimpiadas e Copa), que exigirá muito mais que aparência, mas de profissionais de Segurança capacitados e satisfeitos com sua valorização profissional.
Muitos Policiais fizeram contas, contando com este dinheiro, tem casos que o PM vai ter sua última parcela agora em maio, é só poderá RENOVAR no ano que vem. Obrigado Presidenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário