segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Policial Militar - MG agora terá de possuir diploma universitário

Policial Militar agora terá de possuir diploma universitário


da redação, Noh.com.br - extraído de: http://www.noh.com.br/?pg=noticias_corpo_default&codigo=7623

Candidatos a cargos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros terão que ter curso superior a partir de 2015. É o que determina a Lei Complementar 115/ 2010 sancionada ontem pelo governador Antonio Anastasia. "Estamos dando um passo em favor do aprimoramento da instituição", afirmou Anastasia.

Também ontem, representantes da polícia militar estiveram na Assembleia Legislativa para discutir, em audiência pública, um novo modelo de trabalho. Com o argumento de tentar reduzir a sobrecarga no trabalho da Polícia Civil e dar mais agilidade à apuração de crimes, a PM quer que o Estado adote o "ciclo completo de polícia", que transferiria aos militares parte da responsabilidade pelas investigações. A proposta da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) é que a corporação passe a atuar na apuração de crimes menos graves. Segundo representantes da entidade, a medida reduziria burocracia.

A medida, entretanto, não é bem vista entre os policiais civis. O vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol-MG), Cláudio de Souza Pereira, é contra a proposta. "Se a PM quiser, de fato, nos ajudar, deveria fazer uma melhor prevenção, que é o papel dela. O número de crimes vem aumentando e isso é um atestado de incompetência da polícia preventiva", alfinetou.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG, João Leite, explica que a decisão cabe ao governo. "Mas, antes, temos que pensar como seria isso na prática", acrescentou.
Para o especialista em Segurança Pública Robson Sávio, a proposta é "inócua". "As polícias brigam entre si por poder e, com isso, deixam de trabalhar de forma articulada. O que interessa para a sociedade é que o sistema de segurança pública funcione", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário