terça-feira, 31 de maio de 2011

JORNAL O DIA: PM PUNE 11 OFICIAIS QUE TRABALHAVAM PARA LIESA



A tropa da segurança privada da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) dançou. O comandante da PM, Mário Sérgio Duarte, puniu administrativamente os 11 oficiais da ativa que prestaram serviço no Carnaval de 2009 à liga criada pelos contraventores do jogo do bicho. São dois coronéis, dois tenentes-coronéis, cinco majores e dois tenentes advertidos com a repreensão - uma penalidade classificada como leve, mas que suja a ficha funcional do militar e o impede de ocupar cargos no Estado-Maior. Entre os punidos está o coronel Robson Rodrigues da Silva, comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

A decisão do comando da PM foi publicada, dia 19, no boletim interno da corporação. Mário Sérgio entendeu que os oficiais, mesmo de folga, infringiram o regulamento disciplinar ao prestar serviço à MJC Eventos e Serviços. A empresa foi encarregada pela Liesa do controle dos acessos e da recepção a autoridades na Sapucaí. Aos oficiais da ativa, o código disciplinar da PM proíbe o segundo emprego - mais conhecido como 'bico' -, mesmo temporário.

A sindicância constatou que os oficiais trabalharam durante os desfiles e chegaram a usar coletes com os logotipos da Riotur e da Liesa. A apuração levou mais de um ano e outros policiais (cabos e sargentos, em sua maioria) também foram alvo da investigação.

Os oficiais punidos ocupam cargos de destaque na cúpula da PM. Além do comandante das UPPs, o coronel médico Antônio Carlos Barbosa de Souza foi nomeado superintendente de saúde da Subsecretaria Militar, o tenente-coronel Aleucy Bento dos Santos é da Diretoria de Finanças, enquanto seu colega de patente, Luiz Cláudio dos Santos Silva, foi cedido à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Beltrame determinou fiscalização na Avenida

A participação de policiais no Sambódromo passou a ser fiscalizada com rigor desde que José Mariano Beltrame assumiu a Secretaria de Segurança. Este ano o coronel Mário Sérgio devolveu o camarote cedido pela Liesa à PM.

O receio da autoridades é a proximidade dos agentes com a Liesa, considerada o braço carnavalesco dos bicheiros. Nem mesmo a oficialização da parceria entre a Liga e a Riotur na apresentação das escolas do grupo especial afastou as restrições.

A empresa MJC Eventos e Serviços é a ponte entre a Liesa e a contratação dos seguranças para o Carnaval. Ela é dirigida pelo coronel da reserva da PM Celso Pereira de Oliveira, que busca na corporação a mão de obra qualificada para o serviço. O pagamento do 'bico' chega, no máximo, a R$ 800 pelo dia de serviço.

Cargos importantes

Coronel Robson Rodrigues da Silva - Comandante das UPPs
Coronel Antônio Carlos Barbosa de Souza - Superintendência de Saúde
Tenente-coronel Aleucy Bento dos Santos - Diretoria de Finanças
Tenente-coronel Luiz Cláudio dos Santos Silva - Secretaria de Ordem Pública
Major Jorge de Figueiredo Marques - Diretoria Geral de Pessoal
Major Fabiana Silva de Souza Chagas - 4º BPM (São Cristóvão)
Major Renato Assis Ferreira - Diretoria Geral de Pessoal
Major Antônio Jorge Goulart Matos - Coordenadoria de Inteligência
Major Carlos Eduardo Silva - Batalhão de Polícia RodoviáriaTenente Leandro da Silva Dias - Academia da Polícia Militar D. João VI
Tenente Anderson Silva Santos - 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), Baixada Fluminense

FONTE: O DIA

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SELEÇÃO PARA TRABALHAR NA CORREGEDORIA DA PMERJ



Bol da PM nº. 096 - 27 Maio 2011 - Fl. 31
CORREGEDORIA - SELEÇÃO DE OFICIAIS E PRAÇAS VOLUNTÁRIOS - PUBLICAÇÃO

O Comandante Geral, no uso de suas atribuições legais e atendendo à proposta do Corregedor, torna pública seleção de militares habilitados e interessados em servir na Corregedoria da Corporação, de acordo com as necessidades que se seguem:

Seção Técnica de Informática e Estatística
Conhecimento em administração de bancos de dados.
Conhecimento em administração de redes (Windows server ou superior e/ou Linux).
Conhecimento em programação (ASP, ASP NET e/ou PHP).

Relatoria
Conhecimento em Direito.
Noções de BrOffice, MSOffice e de digitação.

Seção de Investigação e Supervisão Disciplinar
Conhecimento na área de inteligência aplicada à atividade correicional.
Noções de BrOffice, MSOffice e de digitação.

Seção de Apoio Administrativo-financeiro
Conhecimentos na área de administração financeira, logística e de pessoal.
Noções de BrOffice, MSOffice e de digitação.

Centro de Criminalística/Laboratório
Ser praça.
Possuir graduação em Química, Farmácia ou afins; ou curso técnico em Química.

Das condições em geral:
Ter bom comportamento.
Ser voluntário (oficial ou praça da PMERJ).
Não estar subjudice, nem tampouco respondendo a IPM, IP ou PAD (CJ, CD ou CRD).
Ser morador da Região Metropolitana Fluminense.

Os militares interessados em trabalhar na Corregedoria deverão remeter por e-mail subcorregedor@cintpm.rj.gov.br sua qualificação profissional e outros dados julgados relevantes, com vistas à verificação e marcação de data para entrevista.

Os militares interessados em atuar no laboratório do CCrim deverão comparecer à sede daquela OPM munidos de currículo e cópia de ficha disciplinar.

domingo, 29 de maio de 2011

Lei do Deputado Paulo Ramos garante ao servidor escolher banco e agência


O Deputado Paulo Ramos (PDT) está cobrando do governo estadual que cumpra a legislação que permite ao servidor público escolher a instituição bancária e a agência pela qual deseja receber salários. Essa lei (4948) foi aprovada em dezembro de 2006 e é de autoria do próprio deputado, que vai entrar com uma representação no Ministério Público contra o governo do estado.
“É um acinte à legislação essa desobediência do governo estadual. Ao escolher a instituição bancária que melhor atinge os seus objetivos, o governo prejudica o servidor, que gostaria de receber no banco pelo qual tem preferência, com agências mais perto de sua casa’, afirmou o deputado.
O deputado explicou que antigamente todos os servidores recebiam pelo BANERJ, que era estatal. Quando o Itaú comprou a parte boa da massa falida do antigo banco do estado levou junto as cerca 430 mil contas nas quais eram depositados os salários dos servidores. Agora, em novo leilão, o Bradesco comprou a parte ruim da massa falida e também o direito às 430 mil contas dos servidores.
Para o deputado, o servidor que não desejar receber pelo Bradesco estará amparado na legislação que ele aprovou há cerca de cinco anos:
“Ninguém é obrigado, contra a sua vontade, a migrar obrigatoriamente para a instituição bancária que o governo escolher. No caso, se o servidor optar por permanecer no Itaú estará dentro da lei”, concluiu Paulo Ramos.

sábado, 28 de maio de 2011

O policial poderá se aposentar agora com 20 anos de serviço

Os policiais civis, assim como os demais servidores públicos de todo País, que exercem atividade de risco já podem entrar com pedido de aposentadoria especial no momento em que completarem 20 anos de
atividade policial. A previsão foi dada recentemente pelo Mandado de Injunção 755, ajuizado pelos advogados Roberto Tadeu de Oliveira e Fabíola Machareth, que representam a Adpesp. O voto foi relatado pelo ministro Eros Grau.

O recurso fora ajuizado para garantir um direito negado por omissão do poder público, nesse caso por falta de regulamentação da Constituição. De acordo com a advogada Fabíola Machareth, a Previdência Social publicou no Diário Oficial da última quarta-feira (28/7)uma instrução normativa que só vem a corroborar com a decisão dada pelo Supremo Tribunal Federal anteriormente.

A Instrução Normativa de número 1 estende ao servidor público um benefício que já é concedido aos trabalhadores das empresas privadas, que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 2005, a Emenda Constitucional 47 alterou o parágrafo 4.º do artigo 40 da Constituição e passou a prever a aposentadoria especial também aos servidores. A falta de regulamentação, contudo, fez com que diversos mandados de injunção chegassem ao Supremo. Um deles foi o 755/2007 ajuizado pela Adpesp.

Atualmente, a lei estadual está derrogada na parte em que exige 30 anos de contribuição e idade mínima. Basta, portanto, cumprir o requisito de 20 anos de efetivo exercício da atividade policial, dispensando, pois, os demais requisitos.

Por fim, o advogado Roberto Tadeu explica que os interessados, que se encaixam nessas especificidades, devem entrar com pedido administrativo para requerer a aposentadoria especial. Caso seja negado, ele deverá recorrer ao Judiciário.

Fonte: Blog Policial Br

BLOQUEIO DE PAGAMENTO - IDENTIDADE FUNCIONAL


Bol da PM nº. 096 - 27 Maio 2011 - Fl. 28

PROGRAMA DE IDENTIDADE FUNCIONAL DO ESTADO
BLOQUEIO DOS VENCIMENTOS - ORIENTAÇÃO

Considerando as diversas publicações anteriores que versavam a respeito da necessidade do cadastramento e validação dos dados do projeto “Identidade Funcional” pelos Policiais Militares;

Considerando que a SEPLAG utilizou-se de diversos meios para convocar os servidores deste Estado para o cadastramento e validação da Identidade Funcional, tais como: Diário Oficial, carta enviada via RH de origem, sites oficiais do Estado, além de ampla comunicação através da imprensa;

Considerando que apesar de toda a divulgação citada, diversos servidores e Policiais Militares não atenderam a convocação para a 3ª chamada do Id funcional, até o dia 17 MAI 2011, segundo alerta da SEPLAG, E TIVERAM SEUS VENCIMENTOS DO MÊS DE MAIO DE 2011 BLOQUEADOS.

Este Diretor Geral de Pessoal determina aos Comandantes, Chefes e Diretores, que orientem todos os PPMM que não se cadastraram no Projeto da IDENTIDADE FUNCIONAL ESTADUAL realizada pela SEPLAG, e tiveram seus vencimentos bloqueados, que compareçam a DGP/Seção de Identificação ou na SEPLAG, sito a Rua Erasmo Braga nº. 118 (Térreo) - Centro –RJ, para o cadastramento e posterior inclusão numa folha de pagamento suplementar.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nova lei aprovada mostra que lugar de bandido é na... rua. Veja desabafo de promotor Promotor





Geovani Ferri - Promotor
Carlos colegas, após 15 anos de atuação na área criminal estou pensando seriamente em abandonar a área com a nova LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEF e pelo Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO.

Quem não é da área, fique sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO, etc.. A nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública,
arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Para quem não é da área, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão, etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 MEDIDAS CAUTELARES acima previstas. Portanto, nos próximos meses não
se assuste se voce encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública, etc.

Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até 04 anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente). Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando 1 tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes, etc.

Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade. Para que não fique qualquer dúvida sobre o que estou dizendo, vejam a lei.

Também para comprovar o que disse, leiam o artigo do Desembargador FAUSTO DE SANCTIS sobre a nova lei, o qual diz textualmente que "com a vigência da norma, a prisão estará praticamente inviabilizada no país":


GIOVANI FERRI, Promotor de Justiça de Toledo-PR.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Salário de deputados e PEC 300 são temas mais comentados na Ouvidoria


A Ouvidoria da Câmara recebeu, entre abril de 2010 e abril de 2011, 7.046 mensagens pelo serviço Fale com a Ouvidoria. Na maioria das mensagens, os cidadãos se manifestaram sobre o funcionamento da Câmara e sobre temas da pauta de votações, como o aumento do salário dos parlamentares (706 mensagens) e o piso salarial dos policiais militares – PEC 300 (488 mensagens).
Também foram recebidas 223 mensagens a respeito do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que fez declarações polêmicas em um programa de televisão, e 161 sobre o fator previdenciário. Outro tema comentado foi a licença-maternidade de 180 dias, com 137 mensagens.

Ouça matéria da Rádio Câmara sobre o assunto.
Ouvidoria nos estados
Além de receber mensagens dos cidadãos, a Ouvidoria da Câmara decidiu promover neste ano audiências públicas nos estados para ouvir a população sobre temas em discussão na Câmara. A primeira audiência ocorreu em 29 de abril, no Rio de Janeiro, quando mais de 300 pessoas apresentaram suas opiniões sobre temas como combate ao crack, homofobia, segurança pública e reforma política. A próxima audiência será realizada em Manaus (AM), em 17 de junho.
As reuniões nos estados fazem parte do projeto "A Câmara quer te ouvir!". Segundo o ouvidor da Câmara, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), as sugestões feitas pela sociedade poderão se transformar em projetos de lei e tramitar no Congresso.
Outra ferramenta para promover a participação popular nos assuntos da Câmara é o portal e-democracia, que permite ao cidadão participar de fóruns e bate-papos, responder a enquetes e contribuir para a elaboração de projetos de lei.
Reportagem – Verônica Lima/Rádio Câmara 
Edição - Pierre Triboli

sábado, 21 de maio de 2011

Nenhum policial foi morto em serviço no Rio em 2011


16/5/2011 10:09,  Redação, com Agência Rio de Notícias - do Rio de Janeiro
Nos primeiros meses do ano, nenhum policial morreu em serviço
Este ano, nenhum policial morreu em serviço nos meses de janeiro, fevereiro e março, segundo dados que constam do novo relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Segundo o governador do Rio, Sérgio Cabral, desde 1998, quando a estatística começou a ser feita, nunca um houve um ano tão seguro para os policiais.
– Isso é uma conquista extraordinária. Incluímos na nossa política de segurança metas de redução de crimes, incluindo auto de resistência. Com isso, estimulamos cada vez mais uma policia pacificadora. Claro que quando precisar usar a forca, a polícia vai usar, mas o ideal é que não seja necessário –, disse Cabral.
O governador também falou sobre o reforço na segurança dos transportes públicos, que será feita por policiais militares de folga, estendendo às concessionárias – Metrô, SuperVia e Barcas – conforme o decreto, publicado no dia 16 de março, que permite aos policias trabalharem em dias de folga em convênio com as prefeituras.
– Agora estamos abrindo para o metrô, SuperVia e Barcas utilizar nossopoliciais de folga para reforçar a segurança fardados. Mas cabe a eles decidirem. Isso é um ganho, porque a maioria dos policiais morre fora da atividade fazendo bico, em situações precárias –, disse o governador.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

POLICIAIS MILITARES INTERESSADOS EM SERVIR NA DIRETORIA GERAL DE

O Diretor Geral de Pessoal, no uso de suas atribuições comunica que está recebendo currículos de Policiais Militares, que tenham interesse em servir na Diretoria Geral de Pessoal e possuam conhecimentos em informática, prática em setor de pessoal, confecção de alarde, Arquivo, Protocolo e outras rotinas pertinentes a secretaria e P1.

Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: mailto:dgpsecretaria@gmail.com%20ou fazer contato pessoalmente na secretaria da DGP.

Bol da PM n.º 088 - 17 Maio 11

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Depoimento da professora Amanda Gurgel



    Professora fala a verdade na lata da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte..veja e reflita no depoimento desta heroina.

GRATIFICAÇÕES DO MêS DE ABRIL

AINDA SOBRE O ACAUTELAMENTO DAS PISTOLAS .40




Bol da PM nº. 087 - 16 Maio 2011 - Fl. 32

ACAUTELAMENTO DE PISTOLA CAL. .40 - REQUISITOS – ALTERAÇÃO

Este Comando, visando adequar as Normas publicadas em BOL PM nº. 086 de 12Mai2011, dá nova redação a uma das condições de suspensão do acautelamento, conforme abaixo descrito:

ONDE SE LÊ:

Terá suspensa a autorização de acautelamento o policial militar que se enquadrar em qualquer das situações abaixo:

7. Iniciar gozo de Licença Especial (LE), Licença para Tratamento de Saúde Própria (LTS) acima de 30 (trinta) dias consecutivos ou Licença para Tratamento de Pessoa da Família (LTSPF), Licença para Tratamento de Interesse Particular (LTIP) ou Licença Maternidade/Amamentação;
...
LEIA-SE:
...
Terá suspensa a autorização de acautelamento o policial militar que se enquadrar em qualquer das situações abaixo:

...
7. Iniciar gozo de Licença Especial (LE), Licença para Tratamento de Saúde Própria (LTS) acima de 60 (sessenta) dias consecutivos ou Licença para Tratamento de Pessoa da Família (LTSPF) acima de 90 (noventa) dias consecutivos, Licença para Tratamento de Interesse Particular (LTIP) ou Licença Maternidade/Amamentação;

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROGRAMA DE IDENTIDADE FUNCIONAL DO ESTADO

PROGRAMA DE IDENTIDADE FUNCIONAL DO ESTADO – REPUBLICAÇÃO:

Este Comando, atendendo proposta do Diretor Geral de Pessoal, determina aos Comandantes, Chefes e Diretores, que orientem todo seu efetivo quanto à validação dos dados do cadastramento da IDENTIDADE

FUNCIONAL ESTADUAL realizada pela SEPLAG, no site http://www.idfuncional.rj.gov.br/, o mais breve possí vel, 25

Aj G – Bol da PM n.º 081 - 05 Maio 11

visando à confirmação dos dados informados e caso haja divergência, fazer as devidas correções, devendo toda e qualquer alteração ser feita na DGP/Seção de Identificação, através de documentos comprobatórios.

Cabe ressaltar que: A NÃO VALIDAÇÃO DOS DADOS PODERÁ ACARRETAR NA SUSPENSÃO
DO PAGAMENTO.

ACAUTELAMENTO DE PISTOLA CAL. .40


Bol da PM nº. 086 - 12 Maio 2011 - Fl. 45

ACAUTELAMENTO DE PISTOLA CAL. .40 - REQUISITOS - PUBLICAÇÃO

Este Comando, considerando a necessidade de estabelecimento de critérios técnicos para o acautelamento por parte de policiais militares interessados em fazê-lo mediante requerimento individual em sua OPM, de pistolas cal. .40 da carga da Corporação, DETERMINA a aplicação dos seguintes condicionantes administrativos para o encaminhamento ao EMG/PM-4 do Bol Int Mat Bel que conste a relação de requerimentos deferidos dos policiais militares interessados:

a. Não haver sido objeto de suspensão da posse ou restrição do porte de armas, enquanto durar estas restrições;

b. Estar em efetivo serviço em Organização Policial Militar, ou Órgão "de interesse" ou "de natureza" policial militar;

c. Ostentar a condição de “apto” categoria A ou B e não ostentar qualquer restrição, administrativa ou judicial, para emprego na atividade-fim da Corporação;

d. Não estar submetido a Processo Administrativo Disciplinar (CJ, CD, CRD);

e. Se Praça ostentar no mínimo o comportamento "ÓTIMO", ressalvada determinação específica do Comandante Geral;

f. Não haver dado azo por imprudência, imperícia ou negligência, a extravio de material bélico sob sua responsabilidade.

g. Publicação em Bol Int Mat Bel de cada OPM da relação dos Requerimentos Deferidos, informando se o policial militar é da atividade meio ou da atividade fim, e envio de exemplar ao EMG/PM-4.

h. Após a redistribuição das armas pelo EMG/PM-4 às OPM’s em quantidade equivalente aos requerimentos deferidos, cada OPM publicará em Bol Int Mat Bel sua relação contendo nome, posto/graduação, RG, categoria de APTO, e o número da arma, modelo e marca, quantidade de carregadores e munições, remetendo exemplar deste Bol ao EMG/PM-4, juntamente com arquivo em mídia eletrônica para inserção em Banco de Dados e publicação em Bol PM Mat Bel. Terá suspensa a autorização de acautelamento o policial militar que se enquadrar em qualquer das situações abaixo:

1. Perder, ainda que transitoriamente, a autorização do porte de armas, seja em aspectos administrativos ou judiciais;

2. Deixar de estar lotado e no exercício de atribuições policiais militares em Organização Policial Militar ou Órgãos “de interesse” ou “de natureza” policial militar;

3. Perder a condição de "apto" categoria A e/ou B ou passar a ostentar qualquer restrição, administrativa disciplinar ou judicial, para emprego na atividade-fim da Corporação;

4. For submetido a Processo Administrativo Disciplinar (PAD);

5. Se Oficial, for punido com transgressão disciplinar classificada como "MÉDIA ou GRAVE";

6. Se Praça, ingressar no comportamento "BOM";

7. Iniciar gozo de Licença Especial (LE), Licença para Tratamento de Saúde Própria (LTS) acima de 30(trinta) dias consecutivos ou Licença para Tratamento de Pessoa da Família (LTSPF), Licença para Tratamento de Interesse Particular (LTIP) ou Licença Maternidade/Amamentação;

8. Haver sido responsabilizado, ainda que por imprudência, imperícia ou negligência, a extravio de material bélico sob sua responsabilidade.

9. O policial militar que tiver deferido, e público em Bol PM, o seu pedido para inatividade.

Prescrições Diversas:

Não acarretará suspensão de autorização de acautelamento o afastamento do serviço decorrente de ferimento por projétil de arma de fogo ou outro tipo de instrumento ou ação traumática que tenha lhe provocado lesão grave por ato em serviço.

Também não será suspensa a autorização de acautelamento o policial militar afastado por lesão grave provocada pelas mesmas circunstâncias descritas no parágrafo anterior que, embora ocorridas fora do serviço, tenham implicado sua atuação legal e legítima como agente de segurança pública, conforme apurado em procedimento administrativo próprio.

Os afastamentos para gozo de férias, gala, luto, licença paternidade ou ações meritórias que resultem em dispensa do serviço não importarão na suspensão da autorização de acautelamento.

Caberá ao P/1 (ou correspondente) da OPM a responsabilidade pela emissão de informação a seu Comando, e deste, para o EMG/PM-4 acerca de situações que importem suspensão de autorização de acautelamento.

Em caso de movimentação de policial militar possuidor de autorização de acautelamento, tal circunstância deverá ser objeto de menção no ofício de apresentação. Caberá ao P/4 (ou correspondente) da OPM a responsabilidade pela recepção, verificação e recolhimento à sua RUMB do armamento acautelado restituído em face de suspensão de autorização do acautelamento ou devolução voluntária.

Caberá aos Comandantes, Chefes, Diretores e Coordenadores a intensa fiscalização no cumprimento destas Normas, bem como do uso do armamento e munições acautelados quando o policial militar estiver de serviço.

Caberá às OPM’s a instrução de manutenção de 1º escalão ao seu efetivo, visando garantir a funcionalidade do armamento e preservação do patrimônio estadual. Em NENHUMA HIPÓTESE poderá o policial militar portar arma acautelada por outro policial militar. No caso de se detectar esta falta, serão os dois policiais militares envolvidos submetidos diretamente a PAD.

Após ser cientificado de publicação de suspensão de autorização de acautelamento, o policial militar objeto da mesma deve providenciar sua restituição à OPM de origem no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis.

Adotar-se-á como prioridade o acautelamento aos policiais militares do QPMP-0, e dentre estes, os policiais militares da atividade fim classificados nas UOp’s e UOpE’s, ficando os demais Quadros a serem atendidos de acordo com a disponibilidade de armas. No caso de não haver quantitativo de pistolas para atender todo o efetivo do Quadro contemplado que se enquadre nestas Normas, a prioridade se dará primeiramente às Praças, e dentre estes, priorizando-se Soldados, Cabos, Sargentos e Subtenentes, e ao se disponibilizar aos Oficiais, priorizar-se-á 2ºs Tenentes, 1ºs Tenentes, Capitães, Majores, Tenentes Coronéis e Coronéis.

É vedado o acautelamento de arma a Praças Especiais, 2ºs e 1ºs Tenentes Estagiários de Cursos de Ingresso na Corporação e, conforme item ‘e’ acima, Alunos de Cursos de Formação de Soldados e/ou Cabos Especialistas.

Só será permitido UMA ÚNICA VEZ o recebimento de pistola na RUMB para assunção de serviço de qualquer natureza em razão de esquecimento ou não porte da arma acautelada, sendo este fato lançado em Livro próprio, incluindo a autoridade que autorizou o recebimento de nova arma, sendo o fato público em Bol Int Mat Bel. No CASO DE REINCIDÊNCIA, o policial militar perderá o direito a ter arma acautelada pelo período de 180 (cento e oitenta dias), sendo a perda deste direito público em Bol Int Mat Bel, com exemplar remetido ao EMG/PM-4. A perda ou extravio do armamento acautelado, em quaisquer circunstâncias alegadas, será objeto imediato de abertura de Inquérito Policial Militar, devendo tal fato ser comunicado por ofício ao EMG/PM-4 no prazo máximo de 48 horas, ficando este policial militar impedido do prescrito nesta publicação, além de não poder portar armamento de emprego coletivo até a Solução do IPM. Tais fatos serão públicos em Bol Int Mat Bel com exemplares distribuídos ao EMG/PM-4 e CIntPM. No caso de acautelamento de pistolas em sede de Órgãos de Polícia Judiciária em razão de ocorrência policial, só poderá o policial militar receber outra arma acautelada, após avaliação de toda a ação por parte do Comandante, Chefe, Diretor ou Coordenador da OPM, com a autorização ou não sendo público em Bol Res Mat Bel, identificando a nova arma, se for o caso, com exemplar do Bol encaminhado ao EMG/PM-4. Os Comandantes, Chefes, Diretores ou Coordenadores da OPM do policial militar que teve a arma apreendida, deverá envidar os máximos esforços para resgate desta arma junto ao Judiciário e/ou DFAE.

O uso de munições acauteladas deverá ser imediatamente comunicado pelo policial militar responsável pela mesma através de Parte Especial encaminhada ao escalão superior, e em caso do policial militar estar de folga, SENDO OBRIGATÓRIO o competente registro das circunstâncias que ensejaram a necessidade de emprego da arma de fogo em sede de Órgão de Polícia Judiciária, sendo tal fato público em Bol Int Mat Bel.

Em caso de ser detectada a posse de munição que não a distribuída pela RUMB da OPM, através da identificação dos lotes distribuídos, deverá ser instaurado o competente IPM, sendo público em Bol Int Mat Bel, com exemplar distribuído à CintPM.

O EMG/PM-4 deverá elaborar um Banco de Dados para controle do Acautelamento das Armas, contendo todos os dados que possibilitem a identificação do conjunto policial militar/arma sob sua responsabilidade.

Os presentes prescrições dar-se-ão sem prejuízo das estabelecidas nas IR-22, e passam a ter vigor de imediato.

O acautelamento das pistolas cal..40 é uma concessão do Comando da Corporação, podendo ser recolhidas, individualmente se houver razões, ou em número que se faça necessário a critério da administração pública, a qualquer momento, visando atender necessidade institucional.

Será distribuído ao policial militar que se enquadrar na presente publicação, 01 (uma) pistola cal. .40, 02 (dois) carregadores e 22 (vinte e duas munições) que tenham a identificação do lote correspondente.

Os casos omissos serão avaliados pelo Comando Geral.

sábado, 14 de maio de 2011

VOCÊ QUER FAZER SEGURANÇA NO METRÔ


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, disse nesta sexta-feira (13) que é possível que a corporação trabalhe diretamente com os agentes do metrô para reforçar a segurança nas estações. Na quarta-feira (12), um grupo de sete bandidos promoveu um arrastão na estação Estácio, na zona norte, e assaltou pelo menos 15 pessoas. Segundo nota divulgada pela empresa, os criminosos embarcaram na Central do Brasil e, após o fechamento das portas na estação Praça Onze, anunciaram o assalto.

- É possível que a PM trabalhe diretamente com a segurança do metrô nas estações, após analisadas as questões legais.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que vai propor um plano para a concessionária a fim de evitar novos assaltos. Segundo ele, a secretaria vai propor à empresa a aderir ao Proes (programa que consiste na venda de folgas de policiais militares, que estarão à disposição da secretaria nas horas vagas, para reforçar o efetivo em locais públicos).

- Vamos ver a possibilidade de fazer, junto com a empresa, um plano de contingência para o metrô, e também estou propondo a possibilidade da concessionária aderir ao Proes, programa de venda de folgas de policiais. A secretaria se colocou à disposição do metrô para ajudar nas investigações e a evitar que este tipo de crime ocorra novamente.

De acordo com o coronel Mário Sérgio Duarte, a gratificação dos agentes inseridos no Proes já foi definida.

- Cada praça que estiver no Proes receberá cerca de R$ 150 por oito horas de trabalho.

Apesar de uma funcionária de uma casa lotérica, localizada dentro da estação Estácio, que não quis se identificar, dizer à reportagem do R7 que esta não foi a primeira vez que houve assalto no metrô, o secretário Beltrame disse que este tipo de ocorrência nunca chegou ao conhecimento da secretaria de Segurança Pública.

- Eu nunca recebi antes nenhum tipo de informação sobre ocorrência de assalto no metrô.

O coronel Mário Sérgio também informou que esta foi a primeira ocorrência de assalto no metrô que a PM ficou sabendo.

- Esta foi a primeira vez que aquilo aconteceu. Agora, precisamos estabelecer uma série de protocolos de mobilização da Polícia Militar para garantir a segurança da população.

O secretário Beltrame e o coronel Mário Sérgio Duarte participaram na manhã desta sexta da solenidade de entrega dos Espadins de Tiradentes aos novos alunos oficiais PM da Academia de Polícia Militar D. João 6º.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O QUE TEMOS A COMEMORAR NO ANIVERSÁRIO DA PMERJ???

 
Estamos chegando a mais um aniversário da nossa PMERJ, e não temos nada para comemorar. Continuamos regredindo no tempo, sendo o 2º pior salário pago à policiais no país. Estamos vendo colegas estudando para saírem da PM e partindo para outros concursos federais e etc. Temos que ouvir que esta PMERJ, é somente a policia dos Oficiais, onde até mesmo em filmes americanos, somos tidos como corruptos, desacreditados e mal pagos. Além de não termos salários, não temos ainda uma escala descente de pelo menos 72 horas de descanso, não temos auxílio-alimentação e transporte. Vivemos a poder de gratificações, onde não podemos nos machucar pois ficamos sem a mesma. O governador legaliza um BICO (segurança), onde o policial fica ainda mais longe da família.

Informo ainda, que estamos esperando o acautelamento das pistolas .40 que já foram adquiridas pela corporação e esperam a liberação. Esperamos também a DIMINUIÇÃO das parcelas desse aumento de 48x, que nem as CASAS BAHIA você encontra.

MANIFESTAÇÃO DOS BOMBEIROS E POLICIAIS



Manifestantes que apoiam a paralisação do Corpo de Bombeiros fecharam o cruzamento da avenida Rio Branco com a avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, por volta das 18h desta quinta-feira (12). No horário, o trânsito era lento nas vias, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura.

De acordo com os organizadores, cerca de 800 manifestantes participavam do ato, que começou na avenida Primeiro de Março, quando os participantes deixaram as escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), onde estão acampados desde a última quarta-feira (11). De acordo com a Polícia Militar, eles ocupavam meia pista da Rio Branco.

No início da tarde um grupo com 300 manifestantes resolveu aproveitar a mobilização para doar sangue ao HemoRio.

Os bombeiros protestam por melhores condições de trabalho e melhores salários. Desde o dia 17 de abril a categoria realiza atos em protesto à situação da classe. Nesta quinta-feira, as praias de Ipanema e Leblon, na zona sul da cidade, ficaram sem salva-vidas pela manhã.

Outro lado

Por meio de nota, publicada no site da Comunicação do governo do Estado, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão diz que a remuneração média de um soldado classe A do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, em abril de 2011, era de R$ 1.680,37, contra R$ 1.257,25 no início de 2007, o que representa um aumento de 33,65%, enquanto a inflação oficial, medida pelo IPCA, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010 foi de 22,2%. De acordo com o governo, esses servidores tiveram um aumento real (acima da inflação) de 50% a mais em relação à inflação do período.

Para os próximos quatro anos, segundo o governo, estão previstos reajustes mensais que totalizarão, até dezembro de 2014, acréscimo de 53,4% nos soldos e gratificações permanentes de todos os servidores militares (PMs e bombeiros), além dos policiais civis.
 

Na tarde desta quinta-feira, os bombeiros organizaram nova manifestação. Cerca de 800 manifestantes fecharam o cruzamento da avenida Rio Branco com a avenida Presidente Vargas, no centro da capital, por volta das 18h. No horário, o trânsito era lento nas vias, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura.

Segundo os organizadores, o ato começou na avenida Primeiro de Março, quando os participantes deixaram as escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), onde estão acampados desde a última quarta-feira (11). De acordo com a Polícia Militar, eles ocupavam meia pista da Rio Branco.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

PMs vão poder levar as novas pistolas para casa

Armas começam a ser entregues até o início de junho. Praças são os primeiros a recebê-las

POR VANIA CUNHA
Rio - Os 30 mil policiais militares que receberão pistolas calibre 40 para trabalhar poderão levá-las para casa. Registrado em nome da corporação, o armamento começará a ser distribuído até o início de junho. Amanhã, as normas para o uso das armas e as especificações serão publicadas no Boletim Interno da PM.

Os policiais serão responsáveis pelo uso e preservação do armamento. Em dezembro, O DIA  anunciou que as armas seriam adquiridas e distribuídas aos militares. Só na compra dos equipamentos, o governo investiu R$ 25 milhões. Depois da distribuição do material, todas as informações sobre o equipamento serão registradas em um banco de dados pela PM e colocadas à disposição da CPI das Armas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O critério para a distribuição do material será da menor para a maior patente. Sendo assim, soldados e cabos serão os primeiros beneficiados. No entanto, para receber, eles preencherão requerimento e suas fichas disciplinares serão avaliadas.

O PM tem que ter, entre outras exigências, mínimo de quatro anos de serviço (os recém-formados estão fora dessa lista), ótimo comportamento e nunca ter respondido a processo.

O acautelamento não será obrigatório. Caso o policial prefira, poderá retirar a arma todos os dias no batalhão e devolvê-la após o expediente. Os batalhões e a Inteligência da PM (por meio de banco de dados) farão controle rigoroso das armas e da munição — só a da PM, numerada, poderá ser utilizada.

JUSTIFICATIVA

Os policiais terão que justificar quando e por que utilizaram os equipamentos. Com as informações do banco de dados, a corporação saberá, por exemplo, com qual policial estava determinada arma que sumiu ou precise ser investigada. Caso alguma das novas pistola seja extraviada, o PM vai responder processo e pagar pelo equipamento.

CPI DAS ARMAS: JUSTIÇA CONFIRMA O QUE TODOS SABIAM, MAUS POLICIAIS DESVIAVAM ARMAS



Após algumas negativas, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de armas, munições e explosivos no estado teve a primeira confirmação da atuação de policiais neste crime no estado. Ela foi dada nesta segunda-feira pelo o juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Itaboraí, Marcelo Villas, que levou à prisão, em 2009, dois policiais militares, um cabo e um sargento, sob acusação de fornecimento de munições ao tráfico.

“Isso demonstrou que a nossa CPI está certa na investigação da fragilidade do Poder Público. Não adianta insistirmos em mitos, como o controle das fronteiras, quando o problema está muito mais próximo do que se imagina”, defendeu o presidente da CPI, deputado Marcelo Freixo (PSol).

A partir do que foi relatado, o grupo aprovou o envio de ofício à Polícia Militar solicitando a relação de policiais autorizados a colecionar e recarregar armas e também dos que integram clubes de tiros. Foi aprovada também a convocação do comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, e de uma visita ao depósito central de armas da corporação.

A partir de investigação iniciada em 2008, a Polícia Federal descobriu que Ricardo Paiol – chefe do tráfico de drogas do Morro do Turano, no Rio, e de favelas do Município de Itaboraí – contava com a ajuda do cabo da PM Ricardo Galdino para o desempenho de sua principal função dentro da facção criminosa à qual pertencia: de fornecedor de munições. E Galdino possuía todas as credenciais para isso: era armeiro – responsável pelas armas - no Depósito Central da Polícia Militar, em Niterói, que centraliza a distribuição de todas as armas e munições adquiridas pela PM; detinha a autorização do Exército para a prática de tiro esportivo – o que lhe conferia o direito de recarregar munições – e era colecionador.

O juiz, que condenou o cabo por associação para o tráfico de drogas, sugeriu “crivo rigoroso” e fiscalizações mensais nos depósitos pela Corregedoria Externa da Secretaria de Segurança Pública. Ambos foram condenados em 2009 a 32 anos de prisão. As investigações também levaram à condenação por venda ilegal de munição um sargento da PM, conhecido como Rocha, que era armeiro do 35º BPM (Itaboraí). Para Freixo, estes casos não são isolados.

“Por que vamos acreditar que estes (policiais) são os únicos envolvidos nesta prática? Estes processos mostram que este problema pode ser muito mais profundo”, aponta.

Entre os dados que mais impressionaram os deputados está o de que o cabo, autorizado a fazer recargas, comprava insumos para a munição de uma empresa de São Paulo e os recebia por Sedex em casa, onde também fazia a recarga em máquina própria.

“Galdino fornecia com sua autorização, concedida pelo Ministério do Exército, munição recarregada para traficantes”, resumiu Villas, acrescentando que ele também atuava como segurança do traficante.

A partir destas informações, a CPI, aprovou o pedido da relação de policiais registrados como colecionadores e atiradores.

“São condições importantes e que vão contribuir para a investigação que vem sendo feita”, argumentou Freixo, sugerindo que a contribuição dos colecionadores no tráfico de armas, salientada em depoimentos anteriores, poderá ser alvo de maior atenção do grupo.

Na próxima segunda-feira, o grupo irá a São Paulo visitar a fábrica da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC). Também participaram da reunião o relator da CPI, deputado Wagner Montes (PDT) e o deputado Flávio Bolsonaro (PP).

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Justiça proíbe PMs de exercer funções no Detran

Uma decisão da 13ª Vara de Fazenda Pública do Rio pode pôr fim à cessão de policiais militares para exercer funções no Detran como a realização de vistorias em veículos, exames de habilitação ou até apoio à paisana, de cunho burocrático, em blitzes realizadas pelo órgão. Pela decisão, a presença de PMs nas blitzes, incluindo as da Lei Seca, fica condicionada à prestação de serviços de segurança. A Justiça deu esta semana ganho de causa em primeira instância ao Sindicato dos Funcionários do Detran (Sindetran), que havia entrado em 2008 com a ação que pede o afastamento dos PMs desses serviços. A entidade alega que os agentes são cedidos por indicação política e ganham gratificações de R$ 3 mil mensais, em média.

De acordo com o texto da sentença, dados apresentados no processo mostram que 73 PMs exercem as funções de licenciadores e examinadores e outros quatro atuam em operações especiais, o que significa “77 policiais a menos na função de repressão ao crime”. A assessoria de imprensa da corporação enviou nota ontem alegando que no Detran “há 72 PMs, sendo que 63 estão em atividade-fim e apenas nove em funções burocráticas”.

Ainda na sentença, o juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos ratifica a consideração do Ministério Público de que “não é razoável a cessão de policiais militares para fazer vistoria em veículos ou examinar provas práticas de direção, sendo no mínimo um desrespeito com o cidadão que sofre com o elevado índice de violência e não sabe que servidores encarregados pela segurança pública exercem funções burocráticas estranhas à sua função”.

Na decisão, o magistrado abre exceção para o uso dos PMs pelo Detran desde que exerçam a função de inteligência e cuidem da segurança do presidente do órgão, serviços “compatíveis ao seu preparo, não caracterizando dano ao interesse público como ocorreu nos demais casos, em que se ressalta evidente desvio de finalidade”.

O Sindetran informou que não haveria motivos para a cessão dos policiais porque há nos quadros do órgão profissionais capacitados para exercer as funções que vêm sendo ocupadas pelos militares. Para a entidade, a decisão implica inclusive a retirada dos PMs à paisana que atuam em operações como a da Lei Seca. A assessoria de imprensa da corporação alega, no entanto, que “a Operação Lei Seca é uma ação da Secretaria de Governo que tem o apoio da polícia na função de dar segurança ao local da blitz”.

A decisão já estava disponível ontem no site do Tribunal de Justiça, mas ainda está sendo encaminhada para publicação. A sentença estipula multa diária de R$ 100 em caso de descumprimento. Como não foi notificado oficialmente, o Detran informou não quis se pronunciar e salientou que caberá à Procuradoria Geral do Estado representar o órgão na Justiça. A mesma afirmação foi feita pela assessoria da PM, que rebateu as acusações de indicações políticas para o Detran: “Todos os policiais militares têm preparo para funções de segurança pública e trânsito”.

O GLOBO